sábado, 20 de junho de 2009

OS CONFLITOS NA FAIXA DE Gaze



Comentava-se que enquanto não houver um consenso de ambas as partes, e que alguém tenha a boa vontade de iniciar um dialogo, e que tenha a confiança dos dois lados, nunca aquele conflito terá fim. O fato é que desde a época milenar do antigo Egito, bem antes de Moises iniciar a fuga dos domínios dos Faraós, que se fala desse estado de intolerância.
O fato é que ninguém consegue explicar o motivo dos embates, dizem até que no momento esse fato não tem a menor importância, e que hoje alguém já fala que foram os Chineses os responsáveis por tudo que esta acontecendo, o fato é que alguém tem que solucionar o problema, não podemos continuar assistindo diariamente fatos que não condizem com a realidade atual das coisas.
Vamos e venhamos: ninguém é obrigado a ver que nada se faz para resolver a situação desse conflito, então alguém tem que tomar as rédeas e resolver o problema.
Essa conversa era entre dois senhores que se encontravam sentados em um banco de praça, no qual eu fui descansar após uma intensa caminhada naquela segunda feira. O que me chamou a atenção foi a seriedade com que era desenvolvido o tema, deduzi que se tratava dos conflitos que estavam acontecendo no Oriente Médio, em particular, .entre Árabes e Israelenses na Faixa de Gaza.
Era exatamente aí que estava o problema, estava eu equivocado, enquanto pensava em adquirir conhecimento através deles, estava apenas sendo lesado pelos dois senhores, que já eram conhecidos pelos freqüentadores daquele local, e que de vez em quando ficavam conversando sobre temas polêmicos, mas apenas parodiando sobre eles.
Naquele dia estavam dialogando sobre os conflitos na Faixa de Gaza, (pensava eu), quando entrei no assunto, e fiz uma pergunta que de certo modo fez com que os dois senhores me observassem de uma forma que me deixou atônito. Perguntei; senhores, o que tem haver os chineses com a Faixa de Gaza? Amigo, estamos falando sobre a faixa de gaze, estamos tentando descobrir quem inventou a gaze, se os chineses ou os egípcios, pois sabemos que a centenas de anos que os chineses mumificavam seus mortos e os envolvia com faixas de linho as quais eram conhecidas como gaze, e que também os egípcios agiam do mesmo modo.
Portanto amigo, já que o senhor se intrometeu no nosso assunto, por certo saberá nos dar a resposta exata. Então nos diga; quem inventou a faixa de gaze, foram os Egípcios ou os Chineses?
Como não sabia a resposta, me posicionei para me retirar do local, mas fui impedido pelos dois, e de uma forma bem alegre me contaram que faziam isso na intenção de fazerem amigos. Então, se apresentaram, declinando seus nomes, em seguida pediram desculpas pela forma inusitada que criaram para conhecer novas pessoas.
A partir daquele dia, todas as vezes que passo, por aquele local, vindo de minhas caminhadas diárias, faço quentão de parar um pouco e saber dos senhores qual é o tema escolhido para a discussão do dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário