segunda-feira, 26 de abril de 2010

UMA COCHA DE RETALHOS


H
oje parei em frente ao espelho, procurando imagens que pudessem retratar momentos, e me vi diante de uma cocha de retalhos, puramente abstrata. Então me sentei, olhei para aqueles pedaços que durante toda a minha vida nunca tinha parado para observá-los.
Estavam todos ali, juntinhos, formavam harmoniosamente entre quadrados retângulos, triângulos, um verdadeiro livro onde podia ver e ler tudo de forma clara e real.
Estava observando e vi que as tristezas estavam ali representadas, e apareciam em um numero muito pequeno em relação às alegrias. Os desencantos e desilusões contrastavam com os bons resultados, que somavam bem mais que eles, os pequenos quadros onde apareciam os desrespeitos recebidos, eram bem inferiores aos respeitos, tantos as recebidos quanto os dados.
A deslealdade e a traição formavam quadros quase que das mesmas cores; mas que bobagem (eu ri), elas nada representavam diante das lealdades, cumplicidades, e das boas parcerias, que unidas formavam um bloco quase que perfeito e impenetrável, porque elas representavam a força que vinha daquela cocha de retalhos.
As grandes e pequenas amizades estavam também representadas por retalhos de cores fortes e vivas; notei que elas se estendiam por todo o campo da coberta, enquanto as inimizades eram de cores fracas e quase não apareciam, e quando eram notadas estavam sempre ao lado de um retalho de compreensão de às vezes por alguns de desculpas ou perdão.
Brutalidades tinham, mas as quantidades de pedaços de carinhos estavam muito acima delas.
E o insucesso? Eram tão poucos retalhos, que se perdiam diante da quantidade dos sucessos, que estavam sempre costurados juntos aos desafios e superações.
O que mais me deixou feliz foi ver que o desamor, não aparecia em lugar nenhum, porque naquela cocha, sobre os retalhos, havia um bordado que cobria todos. Um bordado que era como uma película, que se mostrava como uma cobertura perfeita, onde não aparece nenhuma brecha que permita que nada daquilo saia.
Esse é um bordado todo especial, porque e trabalhado com linhas onde os AMORES a DEUS e ao PROXIMO são as matérias primas principais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário