segunda-feira, 8 de maio de 2017

A ESCADARIA


A ESCADARIA
Nivaldo Melo
Iniciamos hoje mais uma subida na grande escadaria da vida.
São 366 degraus divididos em 12 lances, alguns com 30 degraus, outros com 31 e apenas um com 29. Mesmo aqueles que têm o mesmo número de degraus, em nenhum deles vamos encontrar igualdade, e é exatamente isso que faz a grande diferença entre os degraus.
Os lances são distintos, e em cada um vamos encontrar algo de novo, isso porque são espaços nunca pisados anteriormente por qualquer um de nós.
Encontraremos pisos ásperos, antiderrapantes, seguros, firmes, outros lisos, escorregadios, que nos proporcionarão um esforço extra para ultrapassá-los.
Encontraremos também pessoas que caminharão ao nosso lado, além daquelas que acompanham-nos a muito tempo nessa subida.
Na caminhada lembraremos pessoas que ficaram para trás, outras que desistiram da subida, e também pessoas que nos dão força para continuarmos a jornada que é sempre de subida.
Ninguém nessa jornada de subida conseguirá nos ultrapassar, todos caminharão ao nosso lado apesar de muitas e muitas vezes não condigamos enxerga-los. É assim a grande escadaria, degraus infinitamente grandes, mas de uma desigualdade também infinita.
Cada um que consegue passar para o degrau seguinte já é um herói, pois a luta que permeia essa subida, significa uma batalha a ser vencida, a cada degrau.
Mesmo aqueles que sentem-se cansado têm que continuar subindo, não pode parar, porque os degraus que foram ultrapassados desaparecem quando surge o degraus seguinte, e assim acontece com cada lance, de 29, 30 ou 31 degraus, um outro detalhe; ninguém sabe se consegue ultrapassar o local em que está pisando ou o que irá acontecer no degrau seguinte, ele é uma verdadeira incógnita nessa subida.
E é assim nessa incerteza que alguns conseguirão chegar ao topo, da escadaria, mesmo com a certeza de que encontrará ao final uma nova escadaria, um pouco menor que a vencida, mas com as mesmas incertezas que marcará essa nova subida.
Essa escada não tem descida, não adianta cansar, e se te sentires cansado, com certeza; nunca alcançaras o degrau seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário