terça-feira, 13 de dezembro de 2011

O PAPAGAIO E O GAVIÃO


O fato pode ser estranho, mas ocorreu. Garanto que é verdade.
Maria da Graça (Gracinha), mora com mais duas irmãs todas solteiras, têm por hobby cada uma criar um animal de estimação, a mais velha tem um coelho, a do meio um papagaio (Meu Louro), e a terceira (mais nova) um cão.
Vamos no ater ao papagaio (Meu Louro).
PAPAGAIO (também conhecido como louro), é uma das muitas aves pertencentes a ordem dos Psitaciformes, família dos Psitacídea), animal de estimação da gracinha, famoso pela sua inteligência e de verbo solto, era o xodó de sua dona. Manso, andava dentro de casa como pessoa da família.
Gracinha junto com as irmãs, ensinavam meu louro; cantar, falar com as pessoas dizendo o nome delas, recitar alguns versos, e assobias o Hino Nacional e outras musicas. Podíamos afirmar que Meu Louro era quase um fenômeno, pelo menos no lugar; ele era o único.
Costumava ficar em sua gaiola (aberta) todas as manhãs, quem passava na rua e o cumprimentava ele respondia; bom dias Sr. José, ou bom dia dona Norma, se algum garoto o saudava era para Meu Louro uma alegria, bom dia Zequinha, e era sempre assim chamava as pessoas pelos nomes.
Pelas redondezas; costumavam dar seus passeios matinais a procura de seus desjejuns, um casal de Gaviões.
GAVIÃO (ave de rapina, falconiformes, pertencente à família Acipitrídea e Falconídea, em particular dos gêneros; Leucopternis e Buteo. São de tamanhos menores ou médios em relação a outras aves de rapina).
Gracinha falava para o papagaio: Meu Louro cuidado com o Gavião! E o louro respondia: “meu Louro cuidado com o gavião”. E todas as vezes que o gavião sobrevoava o local, Meu Louro alertava: gracinhaaaaaa, cuidado com o gavião! Então sua dona recolhia-o para dentro de casa, e assim muitas e muitas vezes gracinha era alertada pelo louro. Olha o gavião gracinha! Esse alerta re repetia várias vezes ao dia, mesmo sem a presença do predador. Isso foi tirando a credibilidade do grito de alerta de Meu Louro.
Certa manhã; o gavião mais ousado resolveu pousar em uma arvore bem próxima do colorido papagaio, o que deixou- o bastante nervoso; e aos gritos ele dizia: gracinha o gavião! O gavião!!!!! Cuidadooooooô!!! Sua dona olhou para o céu e nada de Gavião. Entrou xingando Meu Louro de todos os adjetivos possíveis.
Então o papagaio desesperado com a presença do inimigo resolveu descer da gaiola para se esconder dentro de casa. Foi aí seu grande erro, o gavião vendo sua presa no quintal, rapidamente aproveitou a ocasião, e em vôo rasante suas garras seguraram o louro e alçou novo vôo em fuga, levando consigo o papagaio (seu desjejum), que lá de cima gritava: Gracinhaaaaaaa!!! Olha o Gaviãooooooo!!!
Cá de baixo só se ouvia de sua dona os gritos de terror. Solta Meu Louro, solta Meu Louro!!! Sem obter resultado; dizia: ADEUS MEU LOURO.
Chorou durante três dias.
Nunca mais se viu as penas coloridas e nem se ouviu os assobios e as musicas cantados por; Meu Louro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário