domingo, 1 de julho de 2012

A ARTE E A CULTURA


Quando alguém me perguntar:
O que é arte meu senhor?
Mesmo não sendo doutor,
Eu posso lhes afirmar
A arte e a expressão,
Que explode do coração
Daquele que sabe amar.

E a cultura o que é?
A cultura meu amigo;
É o que você trás consigo
Como se fosse um pajé,
É o que lhe ensina a vida
Quando ela é bem vivida
Mesmo em palácio ou sapé.

Onde encontro a arte?
- Na musica que você ouve
Do popular a Beethoven;
Aqui na terra ou em marte.
Um musical no teatro
Uma pintura no quarto
O show da porta-estandarte.

E a cultura senhor,
Como a vou conhecer?
Nos livros que você ler,
Vai se tornar um doutor.
A cultura minha amiga
Não deve esta escondida
Aprenda com o professor.

Vejam que arte e cultura,
Andam sempre, lado a lado.
No presente ou no passado.
Ambas são coisas bem puras.
Uma; é o conhecimento.
A outra mostra o talento,
Que exalta as criaturas.

Um comentário:

  1. Esse poema é tão lindo que está sendo publicado na íntegra na contra capa do livro "Iniciação ao violão" de Jotacê Cardoso.

    Parabens poeta de Olinda

    ResponderExcluir